segunda-feira, 8 de outubro de 2018

FELIZES DEMAIS

        Somos o povo mais feliz do mundo, não restam dúvidas. Mas não apenas do mundo, talvez do sistema solar, caso exista outra raça inteligente capaz de tanta felicidade quanto a nossa por essas bandas. Existe também a possibilidade, ainda mais perturbadora, de sermos o povo mais feliz da galáxia ou, quem sabe, do universo. Já imaginou?
        Só mesmo sendo um povo tão feliz para aturar as misérias que são despejadas todos os dias sobre nossas cabeças. Superlotação de hospitais, educação precária, falta de segurança e outras mazelas que nos afligem. Mas tudo bem, pois o carnaval está chegando e todos irão brincar e sorrir, para esquecer dos problemas nesta terra de samba no pé e frevo.
        A verdade é que os brasileiros tiveram uma vidinha fácil até agora. Nunca enfrentaram os pesadelos de uma guerra, nunca passaram fome endêmica de verdade. Só assim para esses zumbis acordarem e resolverem mudar o país. E digo todos zumbis, incluindo a mim mesmo. 
       É inegável: somos muito bonzinhos. E daí que gastam bilhões em um ridículo "fundo partidário"? Dinheiro que poderia ser utilizado na construção de escolas e hospitais. Os membros do Supremo Tribunal Federal tem um funcionário dedicado exclusivamente a puxar a cadeira para eles sentarem, os chamados capinhas, que ganham até doze mil reais? Não tem problema, a novela já vai começar.  
       Mereceríamos uma guerra, uma bomba que devastasse essa terra de preguiçosos e gerasse comoção suficiente para a reconstrução de um país sério, onde tudo não acabasse em pizza. Radicalismo? Radicalismo é esperar seis meses por um exame no SUS.
       Talvez seja exagero, mas países que foram destruídos na Segunda Guerra Mundial, como Japão e Alemanha, hoje estão séculos à nossa frente. Nosso povo nunca passou pelo terror de uma guerra civil ou de um conflito armado, com exceção da Guerra do Paraguai, ou "Massacre do Paraguai", tanto faz.

Cada povo tem mesmo o governo que merece...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FRANCES HA

Frances é uma aspirante à bailarina que divide um apartamento com sua melhor amiga e aspirante à editora, Sophie. As duas se dão muito ...